Palavras chaves de um artigo para blogs: como definir

palavras chaves de um artigo

Introdução

A princípio, para definir as palavras chaves de um artigo para o seu blog você deve fazer um estudo, seguindo os seguintes passos:

  1. Fazer uma lista de palavras-chave para análise
  2. Procurar cada palavra da lista no com o Google Keyword Planner
  3. Extrair as planilhas com os dados de cada palavra-chave
  4. Consolidar as planilhas em uma só 
  5. Filtrar as palavras-chave mais relevantes (mais buscas mensais e menos competição entre sites)
  6. Escrever artigos para as palavras-chave mais relevantes encontradas

Saber como definir palavras-chave de artigos do seu blog é uma tarefa mais importante do que de fato escrever os artigos.

Nesse sentido, não vale muito você escrever um artigo com a melhor qualidade possível, com o SEO perfeito, posicionado em primeiro no Google para a palavra-chave escolhida, mas no final seu texto não tem acesso pois não existe volume de busca e assim ninguém clica no seu artigo.

Com isto, é extremamente relevante saber selecionar as palavras-chave corretas.

Com este intuito de te ajudar a encontrar as melhores palavras-chave para o seu texto e conseguir ter tráfego de pessoas entrando no seu website, vamos falar sobre os seguintes tópicos relacionados ao tema neste artigo:

  1. O que são palavras-chave
  2. Definição do público alvo e persona
  3. Como escolher as palavras-chave analisando o público e persona
  4. Descubra o número de buscas para as palavras-chave
  5. Volume de busca das palavras-chave

O que são palavras chaves de um artigo

Antes de mais nada é de extrema relevância saber do que se trata as palavras-chave. Assim, buscamos aqui defini-las.

As palavras-chave são, basicamente, aquilo que as pessoas buscam no Google. Nesse sentido, você deve saber o que as pessoas estão buscando no Google para conseguir rankear o seu site para essas palavras.

Abaixo iremos explicar um pouco mais sobre as palavras-chave se adentrando na diferença entre:

  • Palavras-chave long-tail 
  • Palavras-chave short tail

O que são palavras-chave long tail

Um das formas de obter tráfego orgânico no Google de uma maneira mais fácil é focando na estratégia de usar palavras-chave long tail. Mas o que seriam elas?

Basicamente, palavras-chave long tail são aquelas mais longas e de assuntos mais específicos. Por exemplo, se você pesquisa sobre “como analisar as palavras chave de artigos de blog”, neste caso você está usando uma frase longa e sobre um assunto muito específico. 

Nesse sentido, normalmente as empresas acabam não focando tanto nas palavras chave long tail devido ao seu baixo volume de busca comparado com as palavras chave short tail. 

Contudo, as palavras chave long tail se mostram estatisticamente como fonte de cerca de 70% de todo o tráfego orgânico na internet. Assim, uma estratégia de ter vários artigos diferentes sobre assuntos específicos e long tail é uma boa estratégia de aumentar o seu volume de visitas no site quando comparado com a estratégia short tail que apesar de ter mais volume de busca, são muito competitivas entre as empresas.

O que são palavras-chave short tail

Primeiramente, pode ter ficado claro até aqui com a explicação anterior, mas reforçamos que as palavras chave short tail são o oposto das palavras-chave long tail. Nesse sentido, enquanto a long tail são termos de busca mais longos, as short tails são termos de pesquisa mais cursos e genéticos.

Desta forma, como eles são genéticos e cursos existem muito mais pessoas buscando eles na internet. Pois, imagina você, quando você pesquisou sobre palavras chave e caiu nesse texto, como você pesquisou?  É muito mais provável que você tenha pesquisado sobre nte “análise de palavras chave” do que “como analisar e definir palavras chave para blogposts”.

Contudo, apesar de ter mais pessoas procurando esses termos na internet, d mesma forma tem muitas pessoas escrevendo artigos e publicando textos sobre isso em seus blogs, para tentar rankear nas primeiras páginas e conseguir mais tráfego, Mas como dito, é muito mais competitivo conseguir aparecer nas primeiras páginas com short tails do que com long tails.

Assim, recomendamos você focar em palavras-chave mais longas e específicas, escrevendo diversos textos sobre assuntos variados relacionados às dúvidas da sua persona do que escrever artigos genéricos. Desta forma, você conseguirá aparecer em primeiro em diversos termos de pesquisa e ganhar muito tráfego no seu site vindo desses diversos textos long tails.

Qual é a importância das palavras chaves de um artigo?

A seleção de boas palavras-chave é muito importante, pois é isso que diferencia se o seu conteúdo será encontrado ou não. De nada adianta, produzir um bom conteúdo e não ser encontrado, assim, é muito importante ter uma boa estratégia na escolha das suas palavras-chave.

Na hora de elaborar uma estratégia de marketing digital, a sua empresa busca aumentar o tráfego do seu site, depois a quantidade de leads e por fim as conversões em vendas. 

Assim, de nada adianta produzir vários artigos para o seu site, se as palavras-chave usadas não tiverem volume de busca e nem possibilidade de rankear o seu site na primeira página do Google.

Com isso, comece se perguntando por qual razão você deve planejar as palavras-chave? A resposta deve ser praticamente instantânea:

Porque minha empresa precisa produzir conteúdo relevante para o seu público alvo que será encontrado no Google.

Resumindo:

  • Selecionar boas palavras-chave define se seu texto será encontrado
  • Saber claramente qual é a razão de planejar as palavras-chave
  • Sem selecionar boas palavras-chave a quantidade de visitas no site abaixa, consequentemente diminui a quantidade de leads e de vendas

Como definir uma estratégia de palavras-chave

Para a definição de uma estratégia de palavras-chave é importante entender quais são as dores e os questionamentos do seu cliente em cada etapa do funil de marketing.

Ou seja, você precisa ter um funil de vendas com a visão do seu cliente. Assim, será possível saber quais são as suas dores e como essas dores se transformam em dúvidas sobre o seu serviço ou produto em cada etapa do funil.

Além disso, para que seja possível entender muito bem cada etapa do seu funil  e como elas conversam com o seu cliente é importante saber qual é a sua persona, desta forma ficará muito mais fácil de compreender as dores do seu cliente e compreender quais são os conteúdos que irão ajudá-lo em cada etapa do funil.

Com isso, para definir uma estratégia de palavras-chave é importante:

  • Saber qual é sua persona
  • Compreender qual é o seu funil de marketing
  • Entender quais são as dores e questionamentos da sua persona em cada etapa do funil

Como definir as palavras chaves de um artigo para cada etapa do seu funil de marketing?

Uma vez sabendo que para definir uma estratégia de palavras-chave de qualidade é necessário saber qual é o seu funil de marketing e como ele se relaciona com as dores da sua persona iremos tratar aqui sobre essa correlação.

Assim, precisamos definir o que é o funil de marketing e a persona. Primeiramente iremos tratar sobre o funil de marketing de conteúdo e depois sobre o público alvo e persona.

Definição do funil de marketing de conteúdo

Começando pelo primeiro conceito, quando falamos de como definir palavras chave de artigos é importante compreender como que essa definição de encaixa estrategicamente com o seu funil de marketing.Mas o que é funil de marketing.

Assim como o funil de vendas, o funil de marketing é dividido em etapas, que são elas:

  1. Atração: momento onde o seu cliente está aprendendo sobre algo de maneira mais generalista, não diretamente relacionada com seu produto
  2. Reconhecimento: aqui o seu cliente está reconhecendo que ele tem um problema que precisa ser solucionado
  3. Consideração: nesta etapa o seu cliente já entendeu que ele tem um problema e está considerando possíveis soluções para o problema
  4. Decisão: finalmente, seu cliente considerou as soluções e escolheu uma para comprar

Assim, estando explicado cada etapa do funil, montamos este desenho logo abaixo para que você possa melhor compreender o funil de marketing de conteúdo.

Definição do público alvo e persona

palavras chave de um artigo

Para escrever artigos de sucesso, é importante saber qual é seu público alvo (grupo de pessoas) e qual é sua persona (exemplo de cliente ideal).

Esses dois recursos são muito usados no marketing para facilitar o trabalho.

Nesse sentido, seu público alvo pode ser por exemplo, empresários que querem melhorar a gestão financeira da empresa. Por outro lado, sua persona pode ser: João, 24 anos, CEO de uma startup em crescimento que precisa de melhor controle financeiro e está buscando contratar uma empresa que possa fazer este serviço de forma terceirizada.

Assim, fica claro como escrever artigos de qualidade, sabendo o seu público alvo e a sua persona.

Finalmente, compreender seu público alvo e sua persona ficará muito mais fácil entender quais são as dores de seus potenciais clientes e assim escrever artigos que atinjam as dores deles.

Como escolher as palavras chaves de um artigo analisando o público alvo e a persona

Com o público alvo e as pessoas em mão ficará muito mais fácil de compreender as dores e entender quais são os possíveis artigos que você poderá escrever para essas pessoas.

Assim, para compreender as dores dos seus clientes você pode:

  • Entrar em grupos relacionados à essas pessoas e entender quais são seus questionamentos
  • Fazer enquetes para entender as dores
  • Tentar ajudar as pessoas que são seus potenciais clientes e entender quais são as dores deles

Fique atento aos e-mails que o seu público recebe. Então, sabe aquelas listas de emails que entramos a empresa começa a enviar e-mails para a gente de maneira rotineira? Você deve procurar essas lista de emails que seu público se inscreve e recebê-los também, desta forma você pode ter muitas ideias de conteúdo.

Exemplo prático palavras-chave para cada etapa do funil de marketing

Uma vez que já entendemos o que é o funil de marketing e como ele se relaciona com as dores e questionamentos das nossas personas podemos agora mostrar um exemplo prático de como definir palavras-chave de artigos para cada etapa do funil

Assim, imagine uma empresa de gestão financeira que busca vender soluções de terceirização de atividades financeira para startups. Sabendo que startups são empresas que têm uma preocupação constante em ter uma equipe pequena e focada nos seus negócios principais, é interessante para essa persona (colaborador e gestor de startup) ter uma solução que ajude-o a manter a eficiência financeira sem aumentar os seus custos tendo que contratar uma equipe de especialistas internos.

Logo, pensando nesse problema, desenhamos o funil de marketing já apresentado, só desta vez, com exemplos de conteúdo que poderiam ser trabalhados para cada etapa do funil, pensando nas dores da persona empreendedor de startup, segue abaixo:

Análise númerica para definir palavras chaves de um artigo

Primeiramente, quando falamos de análise de palavras-chave é legal pensar em formas de quantificar e ter um processo claro de priorização das ideias de palavras-chave.

Pensando nisso, pesquisamos em diversas fontes no mercado sobre quais são as métricas mais importantes para a análise de palavras-chave. Com essa pesquisa, compreendemos que as duas métricas seguintes são as mais relevantes para definir as palvras-chave de artigos, sendo elas:

  1. Volume de busca
  2. Dificuldade

Assim, recomendamos que você, crie uma planilha com as ideias de palavras-chave e assim organize qual é o volume de busca e a dificuldade de cada uma.Aqui é interessante fazer um mix de palavras-chave mais curtas e gerais e aquelas mais longas e específicas. Desta forma, sua empresa terá real noção de quais são as possibilidades de trabalho para cada palavra-chave e melhora os resultados provindos dos seus textos no Google.

Volume de busca 

Antes de mais nada, recomendamos aqui o uso de uma plataforma do próprio Google para a análise do volume de busca das palavras-chave. Por outro lado, existem diversas outras plataformas possíveis para analisar o volume de busca das palavras, contudo, recomendamos aqui o uso desta pois acreditamos que o Google seja a melhor fonte no sentido de confiança dos dados para a análise de palavras-chave. Afinal, quem é melhor para dizer sobre os dados de busca do Google do que o próprio Google?

Assim sendo,, você pode usar a plataforma Google Planner Keywords para escolher a opção de palavra-chave que seja mais interessante para você. 

Com isso, indicamos selecionar alguns termos relacionados dentro da plataforma que tenham o maior número de buscas para você comparar a concorrência e definir qual será a palavra-chave utilizada no seu título.

Indicamos guardar as outras palavras-chave que não usou para usar no corpo do texto e nas tags, o que aumentará a autoridade do seu conteúdo.

Resumindo esse tema de pesquisa de volume de busca, podemos dizer que o assunto de resume nos seguintes tópicos:

  • Usar o Google Planner Keywords para coletar dados de volume de busca
  • Ninguém melhor do que o próprio Google para mostrar dados da sua plataforma
  • Usar a funcionalidade ‘termos relacionados’ dentro da plataforma para definir a palavra chave com maior volume de busca
  • Utilizar os demais ‘termos relacionados’ no corpo do texto

Dificuldade

Quando você tem um site novo ou que não tenha muita autoridade ainda é de suma importância selecionar palavras-chave que você possa competir.

Assim, palavras-chave com muita dificuldade podem ser entendidas como aquelas que tem alta concorrência e nesse caso é difícil de competir.

Com isso, priorize palavras-chave mais longas e específicas, elas tendem a ter menor dificuldade, apesar de também terem menor volume de busca. Contudo, será mais fácil de você aparecer primeiro no Google com essas palavras com um site sem muita autoridade.

Por fim, é importante dizer que você pode saber a dificuldade de rankear uma palavra chave utilizando o Google Planner Keywords, olhando a métrica de ‘competição’ e/ou verificando a métrica “dificuldade SEO” dentro da plataforma UberSuggest. Neste caso, indicamos usar a segunda opção, pois ela foca em SEO, enquanto que a segunda considera a dificuldade de rankear em campanhas pagas no Google Ads. Com isso, como estamos falando de escritas de textos para sites com o intuito de obter tráfego orgânico, é inteligente buscar entender melhor a dificuldade de SEO ao invés da competição de ads.

Fazer uma busca rápida no Google

Aqui, buscar a palavra chave no google pode te dá uma ideia de quais são seus concorrentes e se o conteúdo deles tem qualidade.

Assim, você pode comparar o volume de busca, discutido na seção anterior,  com a quantidade de concorrência para que você possa selecionar aquela palavra chave com maior quantidade de buscas e menos concorrência.

Com isso, selecionando uma boa palavra chave, com pouca concorrência e bom volume de buscas você pode rankear seu artigo mais facilmente, receber muitas visitas e aumentar suas vendas com um artigo persuasivo.

Resumindo:

  • Buscar as ideias de palavras-chave no Google
  • Analisar quantidade de concorrência
  • Verificar a qualidade do conteúdo da concorrência
  • Selecionar palavra-chave que tenha volume de busca e com baixa concorrência

Considerações finais sobre palavras chaves de um artigo

Neste artigo você pode descobrir o que são as palavras-chave, aquilo que as pessoas buscam no Google em forma de frases ou palavras soltas. Assim, sempre que você busca algo no google você está buscando uma palavra-chave e ela está sendo registrada na Google Planner Keyword, onde os dados podem ser analisados e as palavras-chave podem ser definidas de forma mais estratégica.

Por outro lado, as palavras chave são separadas em duas categorias: (1) long tail e (2) short tail. Sendo a primeira aquelas mais longas e mais específicas sobre algum assunto e a segunda mais genérica e muito curta, geralmente entre 1-3 palavras. Nesse sentido, recomendamos escrever diversos artigos focando em palavras chave long tail e assim conseguir visitas em seu site provindo de diversos textos diferentes, pois é mais fácil aparecer primeiro no google para termos mais longos e específicos do que para termos mais curtos e genéricos, pois há menos pessoas escrevendo sobre assuntos long tail.

Além disso, aprendemos qual é a importância das palavras-chave, a definição das mesmas de forma estratégica é muito importante para que você escreve artigos sobre assuntos que estão sendo buscados pelas pessoas no Google. Pois, de nada adianta você produzir textos ótimos mas sobre assuntos que ninguém busca na internet. Assim, você tem que escrever artigos sobre tópicos que irão gerar visitas no seu site pois elas estão sendo buscadas na internet.

Uma vez sabendo qual é a importância das palavras-chave para o seu site, você ter que saber definir uma estratégia para listar as palavras chaves de um artigo de importância. Nesse sentido, você precisa entender qual é a sua persona (exemplo de cliente ideal), saber quais são as dores e dúvidas que ela tem e assim montar uma lista de termos de pesquisa de forma estratégica.

Além disso, é importante alinhar os termos de pesquisa (palavras-chave) com o seu funil de marketing. Sendo o funil de marketing, nada mais, nada menos, do que uma organização das dúvidas e termos de busca do seu cliente ideal (persona), desde o conhecimento sobre o problema em si, até a decisão de compra final (assunto explicado dentro do texto)

Posteriormente, você consegue, buscar essas palavras-chaves definidas com base na sua persona no Google Planner Keyword, uma plataforma da própria Google, onde você consegue coletar dados sobre as palavras-chave, seu volume de busca e nível de competição.

Por fim, analisando os dados coletados de maneira conjunta, você conseguirá enxergar quais são as palavras-chave estratégicas com maior volume de busca e menor competição. Sendo assim, você poderá definir um calendário de artigos, focando nos assuntos mais buscados e mais fáceis de aparecer primeiro no Google.

Para que sua empresa tenha sucesso para definir palavras chaves de um artigo é recomendado ter um especialista que possa te ajudar. Assim, se você optar por contratar um especialista externo é importante que você encontre um bom fornecedor, que tenha um relacionamento ganha-ganha com você.. Em outras palavras, ambos terão vantagens competitivas no mercado. Portanto, através dessa parceria ambos podem focar em suas atividades principais. Assim, foque no seu trabalho e terceirize o que for possível. Em contrapartida, nós da Pápagos podemos te ajudar entre em contato conosco pelo telefone (11) 95247-5530 tenha agora especialista em análise de redes sociais para sua empresa com processos de muita qualidade baseados em um bom relacionamento. Por fim, clique aqui para saber mais sobre nossa Consultoria de Marketing.

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